Principal erro da amamentação

Primeiramente precisamos entender que sugar é uma necessidade fisiológica dos bebês. Isso mesmo, ela é fundamental para seu desenvolvimento. Os bebês sugam para se saciar de alimento, afeto, sentir prazer e proteção. Por isso eles precisam sugar a maior parte do tempo.

E com isso muitas vezes a introdução dos bicos artificiais, como a chupeta, acontece. E isso não é culpa da mãe. Muitas vezes ela está cansada com a rotina e cuidados com a casa, filhos, trabalho. Não tem rede de apoio que possa dar o suporte necessário para que possa se dedicar à amamentação.

No entanto, em um cenário ideal, seria importante delegar e muitas vezes adiar algumas atividades para conseguir atender as necessidades do bebê. Sabemos que é muito trabalhoso esta dedicação, mas os benefícios valem a pena.

 

Mas porque a introdução dos bicos artificiais pode ser tão danosa?

De acordo com a Sociedade Brasileira de pediatria de São Paulo, a introdução de bicos artificiais prejudica a continuidade do aleitamento materno. Isso acontece pois a satisfação de sucção da criança é suprida pelos bicos artificiais, reduzindo a busca pelo seio materno. O que, por sua vez, gera  menos estímulo da produção de leite materno, atrapalhando a produção.

O uso de bicos artificiais é a maior causa de desmame no Brasil e no mundo. Ela pode acarretar confusão de bicos e fluxo, machucados e dor nas mamas. Para o bebê pode trazer irritabilidade, mamadas insatisfatórias e baixo ganho de peso. Isso acontece pois os bicos artificiais são de plástico rígido, então é a boca do bebê que tem que se adaptar ao formato do bico.

Neste caso, a língua do bebê é empurrada para trás e quando tenta abocanhar o seio não consegue manter a pega correta. Além disso a chupeta pode prejudicar o crescimento equilibrado da face, o posicionamento correto dos dentes e a fala. Além de prejudicar a respiração, deglutição e até mesmo a mastigação.

O que fazer no caso do uso de complemento?

Caso haja indicação de complementar a amamentação com leite artificial, existem outras maneiras de ofertar o leite a não ser na mamadeira. Sim, independente da marca x ou y, a mamadeira é uma grande causadora de confusão de bico e fluxo.

Se mesmo sabendo dos fatos científicos a mulher optar por usar os bicos artificiais, fique em paz. Não se trata do que é certo ou errado e muito menos de julgar as mães. A questão é informá-las para que possam fazer escolhas com informação.

 

Texto: Gracielle Basile, Enfermeira Obstetra, Parteira e professora da nossa Formação de Consultora em Aleitamento Materno.

OUTROS POSTS

Trauma perineal: como prevenir

O assoalho pélvico (AP) corresponde a um conjunto de músculos e ligamentos responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos. Quando falamos de atendimento ao parto, precisamos

Leia mais >